Núcleo Telessaúde Amazonas participará do Projeto Regula + Brasil, que visa reduzir as filas de atendimento no SUS

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

O Estado do Amazonas participará do projeto Regula+Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde (MS), em junho de 2018, sendo mais uma ação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS/MS), desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de reduzir as filas de atendimento no SUS e, consequentemente, permitindo a expansão e resolutividade do programa Telessaúde Brasil Redes, com ênfase na Telerregulação – intermediação em atendimento na atenção básica e encaminhamento para a média e alta complexidade clínica.

 

A proposta do Projeto é lançar iniciativas de melhoria no Sistema Único de Saúde (SUS), discutir casos clínicos, evitar deslocamentos desnecessários, gastos com viagens e consultas a centros distantes da residência, levar saúde às pessoas em locais mais remotos, priorizar agendamento com especialistas, por meio de critérios técnicos e reduzir o tempo em filas e o número de pacientes em espera são as consequentes possibilidades do projeto Regula+Brasil, para aprimoramento na qualidade do atendimento na Atenção Básica do SUS e em encaminhamentos de casos clínicos para profissionais na área da saúde, com apoio de médicos do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

 

O serviço de regulação funciona quando o médico da Atenção Primária à Saúde (Postos e Unidades Básicas de Saúde) atende o paciente. Se necessário, faz uma solicitação para consulta especializada no sistema de regulação do município. Os médicos do Regula+Brasil avaliam os casos, conforme os protocolos em apoio à equipe de regulação local. Com os dados suficientes, a consulta é autorizada e aguarda marcação, de acordo com a prioridade. Caso contrário, sugere-se uma teleconsultoria.

 

Em abril desse ano, a equipe do Núcleo Telessaúde Estadual do Amazonas, reuniu-se com representantes do Ministério da Saúde, Hospital Sírio Libanês, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus para participar do processo de lançamento do projeto Regula+Brasil no estado do Amazonas.

 

Assim sendo, no dia 30 de maio, a partir das 08h, acontecerá o Workshop do Regula+Brasil, e no dia 31 o lançamento oficial do Projeto, em parceria ao Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, SEMSA, SUSAM e Telessaúde/UEA, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), 3º andar, com transmissão por meio do Sistema IPTV para todos os Pontos de Telessaúde e por IPTV Web (http://web.ip.tv), canal UEA4.

©2020, Núcleo Telessaúde Estadual do Amazonas. Todos os direitos reservados.

Search